Tuesday, October 10, 2006

Mandela - o retrato autorizado

Foi com agrado que saboreei a fotobiografia do ex-Presidente da África do Sul e Nobel da Paz em 1993, Nelson Mandela, com prefácio do secretário-geral da ONU, Kofi Annan, e testemunhos de diversas personalidades.
A obra, realizada em colaboração com a Fundação Nelson Mandela e sob orientação de alguns dos seus antigos companheiros, como Mac Maharaj e Ahmed Kathrada, conta ainda com uma introdução da autoria do bispo sul-africano Desmond Tutu. A narrativa biográfica é da autoria do escritor e jornalista sul-africano Mike Nicol, conta com depoimentos sobre Mandela de 60 personalidades mundiais (incluindo o ex-Presidente norte-americano Bill Clinton, o vocalista dos U2, Bono, e o empresário George Soros) e contém imagens inéditas dos arquivos da Fundação Mandela.
É muito interessante ver a variedade de pessoas que comentam a sua personalidade, o impacto que ele teve nas vidas delas e a forma como interagiram com ele. Por isso, considero este um fantástico testemunho sobre a personalidade de Nelson Mandela - ter tanta gente tão diferente, relevante e reconhecida a testemunhar sobre ele e o seu carácter. É uma boa forma de falar de Mandela....através da palavras e do olhar de outros.
Para informações várias acerca do lider africano, clicar em Nelson Mandela Foundation.

No comments: