Saturday, September 30, 2006

Malú Urriola ganha prémio Pablo Neruda

A escritora Malú Urriola foi galardoada com o prémio de poesia Pablo Neruda, anualmente entregue pela fundação com o nome do prémio Nobel da Literatura 1971 a um poeta chileno com menos de 40 anos. Urriola, nascida em Santiago em 1967, foi eleita vencedora por unanimidade do júri composto por representantes da Academia Chilena da Língua e da Sociedade de Escritores do Chile.
O projecto poético de Malú Urriola «é original e criativo. Revê com consistência o acto de escrever através da decomposição de um mundo onde a solidão é matéria viva e consegue representar essa interrogação tornada carne numa palavra derramada e contida ao mesmo tempo», sustentou o júri.
Malú Urriola publicou «Piedras Rodantes» (1988), «Dame tu Sucio Amor» (1994), «Hija de Perra» (1998) e «Nada» (2003).

***
Santiago en ruinas, abril de 1992
No necesito nada más esta noche,
No quiero oír viejas anécdotas de poetas.
No sé si veré el futuro, si al menos lo veré pasar por estos ojos.
Espero en la única gloria de los castrados.
Me abandonaré al silencio,
como un criminal abandona las armas y el placerde la sangre.
***

Ver entrevista - e outros escritos nos sitios:

2 comments:

Milo Gasa said...

Hola. Gracias por detenerte en mi blog. En lo poco que entiendo de portugués, noto que el tuyo es bastante interesante. Espero llegar a entender bien para poder devorármelo.

Anonymous said...

Assim que li o nome de Pablo Neruda, ser-me-ia impossível não comentar nada. Neruda foi o primeiro poeta estrangeiro que li ainda era uma miúda e ainda hoje é o meu poeta preferido.
"Vinte Poemas de Amor e Uma Canção Desesperada" é sem dúvida o livro de poemas que mais vezes li e que sei que ainda irei ler muitas vezes.
Recomendo vivamente.
Luísa Cabral