Tuesday, October 10, 2006

perplexidades em terreno amish...

A semana passada, por sinistros motivos, sucedeu às comunidades Amish aquilo que estas mais temem: serem notícia. O mundo inteiro voltou então a relembrar os Amish, como aqueles que vivendo em território norte-americano, abnegaram de toda a tecnologia desenvolvida desde o início do séc. XVIII, subsistindo somente da agricultura e do artesanato. Desligados do que os circunda, suspensos no tempo uma comunidade Amish da Pensilvânia, viu a paz e a disciplina rotineiras, serem fracturadas por um motorista ao invadir uma escola e fazer 11vitimas. Cinco foram mortas, para a seguir o autor se suicidar.
Vem a propósito um filme da década de oitenta e que faz um excelente retrato destes grupos Amish: “A Testemunha” (Witness), de Peter Weir. Após testemunhar a morte de um polícia, um rapaz reconhece outro agente como sendo o assassino. Para protegê-lo, o investigador que está responsável pelo caso decide levá-lo para uma comunidade amish, formada por agricultores que recusam os benefícios da vida moderna. O filme leva-nos a conhecer o fascinante e secreto mundo dos Amish, com todas as suas tradições e costumes, num ambiente de uma sociedade rural em coexistência pacífica, cultivando religiosamente entre outros valores, a fraternidade e a humildade, declinando o individualismo.
Por mais que queiramos entender as “razões” dos Amish, conclui-se que é também por esse pacifismo e segurança contra as agressões de uma sociedade violenta, que estes escolheram um modo de vida de recolhimento. Não deixa por esse motivo, de suscitar perplexidade que um dos mais horrendos crimes em estabelecimentos de ensino nestes últimos anos, tenha agora sido praticado numa escola Amish. Ocasião ideal para rever o filme.









1 comment:

Anonymous said...

um grande filme de facto que nos leva á incompreensão humana existente naquele território que embora me tenha acolhido durante quinze anos não o deixo de classificar como indómito,dado a fabulosa tecnologia que ainda é abdicada por algumas raças e povos de costumes tão singular,mas os ESTADOS UNIDOS ainda acolhe e produz grandes nomes do cinema actual como HARRISON FORD abraços BOB