Thursday, November 16, 2006

ecce homo nas janelas verdes...

De origem flamenga e tendo professado em 1517 no antigo Convento do Espinheiro, junto a Évora (a minha cidade), o monge-pintor Frei Carlos foi uma das mais proeminentes figuras da pintura retabular em Portugal, mas caracterizou-se também por uma brilhante produção de pinturas devocionais de pequeno formato. A mostra dá enfoque a esta particular vertente criativa da oficina de Frei Carlos, a das imagens religiosas para contemplação, meditação e oração individual ou privada, pinturinhas portáteis ou de oratório privativo que, nas primeiras décadas do século XVI, estimulavam uma piedade afectiva na contemplação de figuras de Cristo, da Virgem com o Menino ou de S. Jerónimo no deserto.
O ponto de partida do percurso expositivo é uma obra inédita de Frei Carlos recém-adquirida para a colecção do museu das janelas verdes, uma representação do Ecce Homo .
Se outro motivo não existisse visitar este belo museu instalado no Palácio dos Condes de Alvor já seria um belo pretexto…

3 comments:

Vulcano Lover said...

Acho tão belo, achei sempre tão belo o nome desse museu... Seguramente vou visita-lo na minha próxima visita a Lisboa... Obrigado pelas recomendações... Beijo.

Tino said...

Vou ter que fazer um roteiro com as excelentes ideias que tu nos trazes aqui! Abraço

Luís Galego said...

A Vulcano lover (excelente livro de Susan Sontag) e ao Tino (pai coragem)
Hoje ao fim da tarde estive na inauguração da exposição e é impressionante como neste pequeno país à beira mar plantado ainda conseguimos preservar museus como este que é nada menos que um dos mais interessantes museus internacionais...a 5 minutos de nossa casa e das nossa vidas!!! Para alêm de ter um lindo jardim onde quando o tempo o consente gosto de almoçar e uma loja que permite sempre comprar umas prendas para quem gostamos mais ou para aqueles que queremos conhecer melhor...se é verdade que devemos valorizar os instantes, fazê-lo no Museu Nacional de Arte Antiga (vulgo Museu das Janelas Verdes) é tarefa cumprida....mas com calma, muita calma.