Friday, February 15, 2008

o complexo segundo André...

Neste espectáculo pretende-se olhar para o que ainda permanece do fenómeno Cinderela, abordado por Collete Dawling em The Cinderella Complex. A autora confronta-nos com o facto de até a mais emancipada das executivas conter em si um sentimento de desabrigo e depositar a expectativa no aparecimento de um “príncipe”.

'de modo igualmente sistemático, as mulheres são ensinadas a crer que, algum dia, de algum modo, serão salvas. Este é o conto de fadas'...".

No início dos anos 80, a jornalista americana Colette Dowling realizou o sonho de todo o escritor, mesmo aquele que faz pose de subestimar o mercado: escarrapachou um livro na lista de best-sellers. Publicado em diversos países, Complexo de Cinderela fez furor e alimentou controvérsia. A sua teoria era a de que décadas de pregação feminista não haviam aliviado as mulheres da sua apreensão recôndita da autonomia. Mesmo as mais eruditas, mesmo as que atingiam êxito profissional, continuavam acalentando o desejo secreto de ser arrebatadas por um "príncipe" e, por via disso, ver-se livres dos encargos que acarreiam uma vida adulta.

"A tese deste livro é a de que a dependência psicológica - o desejo inconsciente dos cuidados de outrem - é a força motriz que ainda mantém as mulheres agrilhoadas. Denominei-a ‘Complexo de Cinderela’: uma rede de atitudes e temores profundamente reprimidos que retém as mulheres numa espécie de penumbra e impede-as de utilizarem plenamente seus intelectos e criatividade. Como Cinderela, as mulheres de hoje ainda esperam por algo externo que venha transformar suas vidas."

A Companhia de Dança Tok’Art vai dar fisionomia a esta reflexão polémica e a estreia vai acontecer amanhã à noite no Centro Cultural do Cartaxo. André Mesquita é um nome que começa a dar que falar em territórios coreográficos. Vou lá estar, obviamente!

Ver texto em http://www.tok-art.blogspot.com/

9 comments:

Anonymous said...

Muito interessante, gostaria muito de assistir este espetáculo.

Anonymous said...

ah, thanx, bêibér, pela visita ao meu blog e pelo comentário ao vídeo "THE FIRST TIME"! Abração!

SP said...

Obrigado pelas palavras simpaticas!! Um abraço

isabel mendes ferreira said...

obrigada. Luis.




até sempre.



abraço.

Outonodesconhecido said...

Não poderei estar, mas espero que aprecies o espectáculo.

Caxuxita said...

Um bom especáculo... :)


Beijinho

Oliver Pickwick said...

Fico curioso como uma companhia de dança produzirá um espetáculo adaptado de um livro da categoria não-ficção. Conta pra gente depois.
Abraços!

João Roque said...

Como te admiro...vais conseguindo tempo para assistir a coisas muito interessantes!
Abraço.

Paula Crespo said...

Complexo de Cinderela... bem encontrado, este conceito. Acho que corresponde à verdade, na maioria dos casos.