Leibovitz tem honras de exposição na National Portrait Gallery. Annie Leibovitz: A Photographer's Life, 1990-2005 comporta mais de 150 fotos que retratam momentos da sua vida privada, como o nascimento das suas três filhas, tertúlias em família e com amigos, além de representações carismáticas que a consagraram como uma das maiores no seu ofício dos últimos tempos. Entre as imagens estão ainda retratos de gente da sétima arte como Al Pacino, Catherine Deneuve, Nicole Kidman e Jodie Foster e outra gente do mundo das artes ou de outras esferas como Patti Smith, Bob Dylan, Mick Jagger, Miles Davis ou mesmo a eleição de Hillary Clinton para o Senado ou Pelé que contribuem para uma verdadeira constelação de estrelas no seu portfolio. Ou ainda a vida de Leibovitz com Susan Sontag até à morte da escritora. A perseverança do trabalho da artista traduz o olho de uma criadora única, que diz: "sempre que se fotografa algo, aprende-se alguma coisa nova". A artífice conta com um enorme catálogo de fotografias de capa de grandes publicações, entre elas a da Vanity Fair com Demi Moore nua e grávida, em 1991, e de John Lennon em posição fetal, ao lado de Yoko Ono, estatelada na Rolling Stone EUA em 1981. Também é conhecida por ter assinado grandes campanhas da Louis Vuitton. A mais recente, com Francis Ford e Sofia Coppola, e a próxima, será com Sean Connery. Apesar de ser especialista em trabalhos de moda, a norte-americana também arrisca outras paragens, como de militares em Sarajevo, na Guerra da Bósnia.
Seria problemático contar a História da Fotografia sem acusar o nome desta mulher. Um dos principais museus de Londres teve o bom gosto de abrigar, desde quinta-feira passada, esta mostra sobre a carreira e vida da conhecida documentalista da cultura popular americana. Colo os olhos às fotos de Leibovitz e o mundo é possível mesmo agora, que anoitece.
Seria problemático contar a História da Fotografia sem acusar o nome desta mulher. Um dos principais museus de Londres teve o bom gosto de abrigar, desde quinta-feira passada, esta mostra sobre a carreira e vida da conhecida documentalista da cultura popular americana. Colo os olhos às fotos de Leibovitz e o mundo é possível mesmo agora, que anoitece.
Ver aqui o resumo das sessões de retrato com a rainha Isabel II.
17 comments:
Annie Leibovitz é uma fotógrafa fantástica. Obrigado, Luís, pelo pretexto para lhe revisitar a obra (nomeadamente este slideshow)
Abraço e boa semana
Obrigado pela referência.
Abraço.
Afinal ainda não falámos
Oie lindinho! A julgar pela amostra, os trabalhos devem ser maravilhosos! Boa semana! Beijos
E continuas a abrir-me os horizontes.
Muito obrigado.
Abraço.
Justissima a homenagem a mais uma grande mulher que fotografava.
Justissima também a pequena lembrança que te deixei lá no meu cantinho.
Abraço sincero
O seu espaço sempre
imperdível
Olá Luis
Falas de FOTOGRAFIA, a minha última paixão...tenho-me dedicado a raids e a encontros nessa área.
Falo de cinema, desta vez cinema francês, andei uns tempos arredada das salas de cinema, mas espero voltar às minhas sessões semanais.
Fui ao «Porto» de visita e fiz dois posts sobre a viagem, num deles mostro imagens do Outono no Porto.
Quer vir espreitar?
Beijinhos.
Boa semana.
esta gostava mesmo de ir, é uma fotografa fantastica porque respeita e desnuda cada pessoa fotografada. sofia
É uma fotógrafa fantástica e com uma vida afectiva ao mesmo nível. A ligação Homossexual que teve com Susan Sontag foi de uma beleza que fica para a História, como foi também a ligação de Marguerite Yourcenar com Grace. Mulheres com uma força intelectual ímpar, ficarão para sempre na história da Cultura. A criatividade quando ultrapassa os limites do estabelecido e "politicamente correcto" vai sempre mais longe. Talvez seja por essas razões que ainda nos nossos dias, os heterossexuais têm medo da diferença.
Agradeço esta divulgação, e lamento não poder estar por esses lados para poder ver tudo (ou quase tudo) o que aqui publicas
beijinhos
perco-me na coluna da direita...
obrigada!
Excelente chamada de atenção para um trabalho imperdível!
Hei-de revisitar...
Bom domingo :)
Caro Luís,
Estou de volta. Voltei, há uns dias, mais cedo do que o previsto. Mas estou de volta.
Sinto-me bem
Como sempre é um prazer visitar o teu excelente blogue, um espaço da cultura.
Tenho um novo blogue em pareceria com uma amiga.
Espero que passes por lá.
Um abraço:
L.C.
Caro amigo, passe por lá (pela Casa de Passe ) mas leve o roupão
Loulou
Oie lindo! Passando para lhe ver e desejar um bom domingo! Beijos
Como não colar ali os olhos?!...
Beijinho*
Foto fantastica.
Demonstra a paixão de quem pedala!
Adorei teu espaço.
Abracos,
Aline
Post a Comment