Friday, June 23, 2006

as velas ardem até ao fim

"Afinal, uma pessoa responde sempre com a sua vida inteira às perguntas mais importantes. Não importa o que diz entretanto, com que palavras e argumentos se defende. No fim, no fim de tudo, com os factos da sua vida responde às perguntas que o mundo lhe dirigiu com tanta insistência. Essas perguntas são as seguintes: Quem és tu?... Que querias realmente?... Que sabias realmente?... A que foste fiel ou infiel?... A quê ou a quem mostraste ser corajoso ou cobarde?...São essas as perguntas. E uma pessoa responde como pode, duma maneira sincera ou mentindo; mas isso não tem grande importância. O importante é que no fim, uma pessoa responde com toda a sua vida."

"... Porque amamos sempre a pessoa diferente, procuramo-la em todas as situações e variantes da vida... O maior segredo e dádiva da vida, quando duas pessoas semelhantes se encontram... Isso é tão raro, como se a natureza impedisse com força e astúcia essa harmonia - talvez porque para a criação do mundo e para a renovação da vida necessita da tensão que se gera entre as pessoas que se procuram eternamente, mas que têm intenções e ritmos de vida opostos... "

(As velas ardem até ao fim, Sándor Márai)


Velas Ardem Até ao Fim: Um pequeno castelo de caça na Hungria, onde outrora se celebravam elegantes saraus e cujos salões decorados ao estilo francês se enchiam de música de Chopin, mudou radicalmente de aspecto. O esplendor de então já não existe, tudo anuncia o final de uma época. Dois homens, amigos inseparáveis na juventude, sentam-se a jantar depois de quarenta anos sem se verem. Um, passou muito tempo no Extremo oriente, o outro, ao contrário, permaneceu na sua propriedade. Mas ambos viveram à espera deste momento, pois entre eles interpõe-se um segredo de uma força singular...

Não só o livro me arrebatou como tive a oportunidade de assistir à adaptação do mesmo no Duke of Yorks Theatre/London, cuja interpretação principal foi defendida pelo admirável Jeremy Irons.

“Embers by Christopher Hampton, Directed by Michael Blakemore. Embers - a compelling story of love, friendship and betrayal set against the backdrop of war - torn 1940's Europe. Henrik, a retired General from the Austro - Hungarian army eagerly awaits the arrival of his dearest childhood friend, Konrad, a man he has not seen for several decades. They were last together on a fateful hunting trip when Konrad mysteriously fled Vienna, leaving behind Henrik and his beautiful wife Kriztina. Will the reunion bring answers that have haunted Henrik's life with such intensity? This Oscar and Tony award winning team is led by Jeremy Irons returning to the West End stage after almost 20 years to star as Henrik in this moving and mesmerizing play by Christopher Hampton, directed by Michael Blakemore and based on the international best - selling novel by Sandor Marai.”.

1 comment:

Anonymous said...

Um livro fabuloso e que faz pensar bastante!
Retenho esta frase:
"O maior segredo e dádiva da vida, quando duas pessoas semelhantes se encontram... Isso é tão raro, como se a natureza impedisse com força e astúcia essa harmonia..."

De facto no fim respondemos com a nossa vida o que me leva a pensar que tenho de a aproveitar o melhor possível, fazer dela uma coisa com sentido para que jamais tenha a sensação de ter perdido alguma coisa.


Sem dúvida um livro que ninguém deve pôr de lado!
P.N.