Saturday, March 03, 2007

diário de um escândalo...


notes on a scandal

Duas mulheres envolvidas num drama de necessidade e traição são o coração deste drama psicológico. As voltas e reviravoltas da história são anotadas no diário de Barbara Covett (Judy Dench), uma professora de história autoritária e solitária que governa com mão de ferro os seus alunos numa decadente escola pública de Londres. Sem contar com o seu gato, Barbara vive sozinha, sem amigos ou confidentes, mas o seu mundo altera-se quando conhece a nova professora de arte, Sheba Hart (Cate Blanchett). Sheba parece ser a cara-metade e amiga leal que Barbara sempre procurou, mas quando esta descobre que a companheira está a ter uma tórrida aventura amorosa com um jovem aluno de 15 anos, a relação de amizade dá uma sinistra volta.

Ao mesmo tempo que Barbara ameaça expor o terrível segredo de Sheba, tanto ao marido como ao resto do mundo, também os seus próprios segredos e sombrias obsessões se tornam conhecidos, expondo as desilusões de cada uma destas mulheres. Uma história de repressão e paixão, em que o amor, mesmo o proibido, é uma constante num retrato psicológico muito bem construído, satírico em relação à sociedade, profundo e comovente no que toca aos comportamentos humanos, especialmente entre seres do mesmo sexo. Sem dúvida um argumento deliciosamente perverso e bem interpretado.

Diário de um escândalo é uma história de gente frustrada e pequena, em quem não se pode confiar (pode ser alguém perto de nós). Não há sossego neste mundo!!!

São duas grandes actrizes. Sou fã de Judy Dench desde o momento em que assisti, no National Theatre, em Londres, a 'A Little Night Music'', pelo qual recebeu o Olivier de melhor actriz num musical. Também Cate Blanchett é digna de registo ou não tivesse interpretado "Orlando" (1992), baseado num romance de Virgínia Woolf, uma personagem enigmática e andrógina, que passa por experiências sentimentais através dos anos, em quatro séculos de mudança social.

11 comments:

achama / Sonia R. said...

Talvez seja interessante. Bom domingo.

PintoRibeiro said...

Não vi, anotei. Bom domingo, abraço.

Telejornalismo Fabico said...

*



não sou muito fã da cate blanchet, mas esse filme promete.
é interessante ver como de forma recorrente o cinema encarcera as paixões gays feminias dentro de escolas.
professoras são um fetiche recorrente nesse assunto.



*

Kalinka said...

Parece-me muito bom este filme, antes mesmo de ler as tuas palavras, já estava na minha lista de prioridades e será o próximo que vou ver; nesta 6ª feira fui ver: DREAMGILRS.

Continuo a falar de Amizade.
Para mim é muito importante.
Há um milagre chamado AMIZADE, que mora em nosso coração.
Sem ela, não sou EU; sem ela sinto-me pobre de espírito e, sem Vida.
A Vida tem sido madrasta comigo(ou não...) talvez não deva pensar assim...porque também se diz que, só faz falta quem está presente e, algumas pessoas sairam da minha Vida porque assim o entenderam, e pensando bem: não serei mais Feliz sem elas?
Em relação às Amizades, eu dou...dou e nada ou pouco recebo em troca...talvez por isso, é que cada Amiga verdadeira que tenho é mesmo um tesouro na minha Vida.
Beijitos.

SAM said...

hum uma bela sugestão!!!Ali o Sean não é fã da Cate Blanchett mas eu sou um bocadinho...The Golden Age ...muito bom!!!


Abraço!

Maria P. said...

Mais um para ver, com todo o prazer.


Boa semana.


(Alguém anda zangado com o mundo?!)

Maria said...

Pois então será mesmo para se ver...

Boa semana

Páginas Soltas said...

É a primeira vez que visito o seu blog...e certamente que não será a última!
Bons momentos que passei ao ler alguns posts...

Referente ao último...tomei nota e
farei tudo para ir ver o filme...
Só assim posso dar uma opinião!

Uma boa semana.

Abraço de uma
Maria

Deepak Gopi said...

Very interesting plot ,Which film is it.They are both very talented actressses.I am knowing for the first time that she is also a stage actor.
Here film actors dont act in Plays one reason is that most of the superstars are poor in talent and the other is they consider drama inferior to film & it is below their dignity to act in drama.
thank you for the visit :)

PintoRibeiro said...

Boa semana, abraço,

Anonymous said...

fui ver ontem. Achei muito interessante e aontecem situações semelhantes a toda a hora, eem todo o mundo, só que as atrizes são fantásticas