Friday, March 23, 2007

lavar os olhos com o brilho das imagens...

Brilho das Imagens. Pintura e Escultura Medieval do Museu Nacional de Varsóvia/ Políptico do Convento de Clarissas de Wroclaw, 1350-1360

O Museu Nacional de Arte Antiga tem patente uma belíssima exposição intitulada "O Brilho das Imagens". O título escolhido deve-se ao recurso insistente dos fundos em ouro trabalhado, nas obras de pintura. A mostra reúne aproximadamente 50 obras entre pintura e escultura do período medieval (séculos XII a XVI) e tem como peça mais antiga " A Virgem no trono com o Menino".

Reunindo grandes retábulos de altar, pinturas, relevos e esculturas polícromas em madeira ou preciosas peças devocionais, esta exposição apresenta um fascinante conjunto de obras pertencentes à colecção de arte medieval do Museu Nacional de Varsóvia. A selecção de peças é bem demonstrativa da evolução das principais expressões criativas e das declinações formais da Arte Gótica num vasto espaço territorial centro-europeu, surpreendendo não só pela escala e magnificência visual de muitas das pinturas e esculturas que integram este percurso expositivo, como também pela complexidade dos seus referentes plásticos face a modelos e centros polarizadores (Itália e Flandres) da arte ocidental europeia durante a Baixa Idade Média.

A possibilidade de ver um tão relevante conjunto de obras medievais temporariamente retiradas, pela primeira vez, da notável exposição permanente do principal museu da Polónia, constitui uma oportunidade rara. A não perder esta exposição com obras de raríssima qualidade que nunca foram vistas em Portugal.

1 comment:

Maria said...

Já apontado na minha lista de "coisas a fazer/ver"...
Obrigada por esta informação, Luís

Bom domingo