![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh88xt4jalhgRqR8WZ-LYLLTFbqCC0P7YBI6-I3D5U-6y6baAI_dBoyvMacafnQca3kfQCtSQu75cJI8PdPFCzAIYmMG_Fm8dEEWwkEfgv3nLxHW8V2RuYiUuDRNoZdMLudhRh_/s400/Cartier-Bresson.jpg)
J`ai prove une grand joie à faire un portrait. C`est la chose la plus difficile car est un duel sans régles, un viol délicat.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg38JQvQtxUg2UidvEFBHbKNstFvrm65DNBZcYuACQRjCYfu9GwWpg0rMzaCLJ2l3gr9vqq-ToApS5QZ70CbK4XFxptocGs0ZReKPkkwln2SWGpBLs73dMzABu3e6tywzXc4s3Y/s400/henri+cartier-bresson.jpg)
Ontem fui ter com a minha mãe e o meu irmão Q. a Évora e acabei por me encontrar no centro histórico com um dos grandes génios da fotografia do século XX. Tive a oportunidade de me perder na exposição Um Silêncio Interior: os retratos de Henri Cartier-Bresson patente no Fórum Eugénio de Almeida que reúne uma centena de fotografias. Trata-se de uma selecção proveniente da Fundação Henri Cartier-Bresson, onde se incluem os retratos emblemáticos de personalidades míticas, como André Breton, Arthur Miller, Carson McCullers, Jacques Prévert, Jean-Paul Sartre, Jean Genet, Luchino Visconti, Marc Chagal, Marcel Duchamp, Marilyn Monroe, Neruda, Paul Eluard, René Char, Roland Barthes, Susan Sontag, Truman Capote, William Faulkner, ou Samuel Beckett, entre outros. ![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgzmolBpYzVXJrx37UVu4O5bXG4zKiTNt2TLnA90jMlg0yalzFVgFZTySMfeoppDyZ4Ewv_UW3CrLoDBz3xLkzqCn_HSqb_fCPdvMxiO8SQkLWfY9jCIQP_H7YVCIwu2AXOvFmN/s400/silencio+interior+samuel+beckett+paris+1964.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgzmolBpYzVXJrx37UVu4O5bXG4zKiTNt2TLnA90jMlg0yalzFVgFZTySMfeoppDyZ4Ewv_UW3CrLoDBz3xLkzqCn_HSqb_fCPdvMxiO8SQkLWfY9jCIQP_H7YVCIwu2AXOvFmN/s400/silencio+interior+samuel+beckett+paris+1964.jpg)
Cartier-Bresson nasceu em Chanteloup em 1908 mas a sua sensibilidade para a pintura levou-o até Cambridge, tornando-se discípulo do cubista André Lothe. A descoberta da fotografia aconteceria mais tarde, embora a sua formação artística surrealista dos meios artísticos de Paris, tenha sido determinante para o seu percurso. Aos 22 anos, viaja até à Costa do Marfim, onde faz as suas primeiras fotografias e nos Estados Unidos, descobre uma outra paixão: o cinema. Em 1936, trabalha ao lado de Jean Renoir, num filme para o Partido Comunista Francês e, no ano seguinte, realiza o seu primeiro documentário sobre um hospital republicano durante a guerra civil de Espanha.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhPf1HjbfNYVIkHccHKIyEHZ0xLBzDmgI452YBOPjAMBsg7HN34ECz0qpd0YDeO1QsyI-ey9PmZ3rnGLJcj_Bqx2s146NuolYXmJ11KHzpTBr6E56AOIQeC1B7ldORXDjOXfafA/s400/silencio+interior+sartres+paris+1946.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgOEtagp6oVC4tLUTlLKIO1JZ1MtIyGzpLpkqBqfez0AOqxaceYDRGlpZgxYYbve_ygJg1fe-oxOPNEJlrjuS0nBcH9hrfhY3K0p_a6jZWSZroea4M0nwJyauiDhnnwysWQxwnH/s400/Beauvoir.gif)
Fotos inseridas neste post: 1) Henri Cartier-Bresson, Paris, 1992, 2) Ezra Pound, Veneza, 1971, 3) Samuel Beckett, Paris, 1964, 4) Jean-Paul Sartre e Fernand Pouillon, Paris, 1946 5) Simone de Beauvoir, Paris, 1947.
28 comments:
Ora aí está uma exposição que gostaria de ver pois adoro fotografia a preto e branco. Acho que capta melhor as expressões...o sentimento que leva a determinada expressão.
Se bem que as fotografias a cores são indispensáveis principalmente para retratar momentos de veraneio por exemplo, nada como uma boa fotografia a preto e branco... e Bresson é exímio nesta área!
Já agora permite-me que coloque aqui um link para quem não conhece o trabalho dele e onde se pode ter uma boa ideia.
http://www.magnumphotos.com/ aqui é só escolherem o nome dele e terão acesso a um port-folio de 50 fotografias, com a explicação detalhada de cada.
Gostava de ver esta exposição.Há muito não veja algo semelhante.
bj
Muito Bom!
Esporadicamente... se captam, registam momentos únicos...
:)
Deve ser uma exposição espectaculas,a fotografia a preto e branco tem imensa beleza.
Existe grandes génios da arte de bem fotografar a preto e branco.
Bom início de semana
Bjs Zita
também adoro fotografia! outra coisa, vais ver "A gaivota..." na herdade das Aguncheiras? Se fores, espero q o espectáculo esteja então à altura :) boa semana Amigo! beijocas
Belo passeio esse teu, de domingo...
E então fotos a preto e branco, de que tanto gosto....
Boa semana
Estive lá no sábado! Fiquei algum tempo sentada na esplanada junto ao Templo em contlemplação.Foi bom.
Beijinho*
As fotos são ótimas,,,
Muito legal esse post..
BELO LUIS - QUE NUNCA TE DOAM AS MÃOS E O DISCERNIMENTO CULTURAL
" Je cherche surtout un silence intérieur. "
Este silêncio interior é o substrato que se encontra em toda a
ARTE seja esta pintura, dança, fotografia, literatura, cinema etc.
este silêncio chama-se poesia, é a voz do cosmos dentro do homem. Mais do que ninguém os surrealistas souberam isso.
Tens uma particularidade muito salutar... a que eu faço sempre uma vénia!
Nas tuas visitas de fim de semana...partilhas aqui connosco tudo o que mais gostaste. Além de alertares para quem está um pouco afastado das lides culturais!
Sabes.. que é uma forma de ensino..o que estás a fazer?
Muito obrigada...meu amigo.
Beijos da
Maria
a proposito de frida
sem feridas. viver a vida assm...
claro.
tens por cá muita coisa que gosto
Vou sugerir ao meu filho (fotógrafo) que vá a Évora ver esta exposição.
Obrigado pela sugestão!
Figuras fascinantes
Talvez génios, talvez apenas seres errantes...
:)
quem me dera ver...ou...quem sabe eu mesma posso dar-me ver! :)
tenho dezenas de Photos antigas com montes de fotos dela que faziam as minhas delícias:
tardes inteiras só.
a beber aquelas histórias que via e traduzia nas imagens...
*
Quebrando o silêncio digo que a Casa de Maio escolheu o Infinito Pessoal entre 7.
Beijinho*
Ha uns anos, esteve em Barcelona uma grande exposição sobre o fotografo. Começou justo semanas antes da morte do artista que mesmo asistiu à inauguração. Seguramente foi um dos seus últimos actos públicos. Eu pude vê-la e verdadeiramente foi qualquer coisa muito muito especial... Concordo com a tua opinião sob o seu trabalho.
Um abraço
As fotos são de uma beleza subtil.
Confesso que não conhecia o trabalho dele mas fiquei cativado.
Mais uma vez obrigado pela partilha amigo Luís =)
*
o cara é um gênio.
captou o mundo de forma única.
*
Eu na minha casa já decidi que não entram quadros... será como um museu das minhas fotos, de lugares e pessoas, sou capaz de me deter interminavelmente perante uma fotografia, mesmo sabendo a sua história invento e reinvento o seu significado.
Obrigado Luís para nos oferecer esta viagem até Évora. Adoro ler-te, como sempre consegues ser uma inspiração. Gosto muito do Bresson, estamos a falar de um mestre que nos captura com simplicidade dos seus pretos e brancos e com todo o mundo de sombras a sua volta.
Não o vejo desta forma desde Lisboa 94,,, não vou perder a ocasião.
Obrigado por nos cuidar e mimar.
a nao perder
gosto da foto da s. beauvoir!
um abraço
... quando fôr grande hei-de fotografar como ele. Por agora vou aperfeiçoando a técnica e procurando fixar algumas figuras típicas (em vias de extinção... ) da cidade, embora corra alguns riscos. Como aconteceu ontem no Mercado do Forno de Tijolo. Procurei retratar uma peixeira que não estava nos seus melhores dias e me mandou para uns sítios muito pouco artísticos. Enfim, ossos do ofício...
Desafio - Associações e Instituições
Se conheceres Associações / Instituições de Solidariedade, que precisem de alguma colaboração / ajuda, seja em termos humanos, materiais ou financeiros, deixa os contactos que eu divulgarei nos meus blogs!!!! Obrigada!!! beijocas bom fim semana!!!!!
Desafio - Associações / Instituições
Deixa os contactos no espaço dos comentários no meu blog www.sonialx.blogspot.com!
Que maravilha ! Fui ver a expo retrospectiva deste fabuloso fotógrafo no Centro Cultural de Belém. Tenho esse catálogo - Excelente !
***
Também gosto muito do sentir fotográfico desta alma sensível...
Abraço,
FMOP
Post a Comment