Friday, September 29, 2006

grandes personagens de romance


Todos nós temos as nossas personagens de romance preferidas. Personagens que, por uma razão ou outra, nos marcaram tanto que passam a fazer parte das nossas próprias vidas e nos acompanham sempre. A dificuldade reside em distinguir uma entre tantas ou geniais figuras ficcionais criadas ao longo dos séculos. Foi esse o desafio que o Jornal de Letras, Artes e Ideias (cf. JL, n.º 939/2006) fez a 20 escritores portugueses de várias gerações, alguns deles também ensaístas e/ou universitários.

Interessante ler as escolhas de Eduardo Lourenço (Frédéric Moreau/Educação Sentimental de Gustave Flaubert), Lídia Jorge (Sofia de Reval/O Golpe de Misericórdia de Marguerite Yourcenar), Vasco Graça Moura (Gonçalo Mendes Ramires/Ilustre Casa de Ramires de Eça de Queiroz), Teolinda Gersão (Madame Bovary/Madame Bovary de Flaubert), Hélia Correia (Heathcliff/ Monte dos Vendavais de Emily Brontë), Nuno Júdice (Morte/As Intermitências da Morte, de José Saramago), Inês Pedrosa (Maria Pascoal/Um Cão Que Sonha, de Agustina Bessa-Luís), Frederico Lourenço (Hans Castorp/A Montanha Mágica de Thomas Mann), Hélder Macedo (Capitu/Dom Casmurro de Machado de Assis), Yvette Centeno (Menina e Moça/Menina e Moça de Bernardim Ribeiro), Fernando Dacosta (Blimunda/Memorial do Convento de José Saramago), entre outros…

Digam-me quais são as vossas personagens de romance preferidas….seria bom saber…

8 comments:

Anonymous said...

1) O Adriano da Marguerite
2) Personagem feminina de (O amor em tempos de Cólera)
3) Clea do Quarteto de Alexandria
ETC
ETCp

Jose M. Zendoia said...

Jean, de Diario del Ladrón (Journal du voleur, Jean Genet)
Neville, de Las Olas (The Waves, Virginia Woolf)
Harry Haller, de El Lobo Estepario (Der Steppenwolf, Hermann Hesse)

José L. Serrano said...

(pido perdón por escribir en español):

0) Don Quijote y Sancho Panza (porque son TODOS LOS PERSONAJES QUE PUEDE HABER)

1) el protagonista de "En busca del tiempo perdido" de Proust (el propio Proust)

2) Swann, Odette, Albertine, el baron de Charlus, (de la misma novela)

3) Nessim del Cuarteto de Alejandria, me fascina

4) La regenta de Leopodo Alas

5) Madama Bovary, Heathcliff

Anonymous said...

O estimado ainda nao revelou as suas...
Estamos expectantes.

Anonymous said...

Uma das personagens que mais me marcou foi Teresa Mendonza, do livro "A Rainha do Sul" de Arturo Perez Reverte. É uma biografia de uma mulher que vinda do nada, constrói um império enfrentando e dominando os grandes senhores do mundo da droga. A história desta mulher é de tal forma fantástica, que por vezes, ao lermos o livro, chegamos a duvidar se realmente tudo aconteceu daquela forma. Recomendo.
Luísa Cabral

Anonymous said...

Hans Castorp/Montanha Mágica de Thomas Mann.
É ridiculo ou apenas simplório como todos nós. O seu pai (Thomas Mann) refere-o como sendo um rapaz simples. Talvez seja só isso!

O Incondicional

Anonymous said...

AS MINHAS PERSONAGENS FAVORITAS SAO adriano de marguerite,tieta do agreste de jorge amado,valkirias de paulo coelho e inés suarez de isabel allende

Anonymous said...

O meu livro favorito é "O Perfume", está repleto de descrições de sensações olfactivas e faz um paralelismo entre a genialidade e o crime.
Neste livro questiona-se também a (in)justiça da Justiça e o peso da segurança das pessoas face aos interesses económicos. Etc,...