Monday, October 30, 2006

a arte de bem ouvir - Maria João Seixas

Entre/Vistas (…) Perguntas invisíveis, olhares de quem vai olhando atentamente. E aquele que fala vai falando, preso, docemente guiado pela invisível voz de quem pergunta.

Essa então a arte da entrevista, arte rara que a Maria João cultiva: ouvir, delicadamente ouvir, seguir, ir indo atrás das palavras do outro, ouvir e colher, por entre as palavras desorganizadas da oralidade, um sentido, uma frase, uma música, um instante, tão fugaz como o desenho mais rápido, um rabisco no ar.

Nesta recolha de entrevistas teremos, é claro, conversas com os notáveis desta terra: gente que se distinguiu a distingue, gente que teima, gente exemplar que trabalha a esperança. Se os historiadores de amanhã aqui virem o retrato falado de uma “Corte na Aldeia”, não de 1619, mas de quatro séculos depois, não se enganarão: das ciências às políticas, às artes e às divagações, eis aqui ínclitas gerações de agora.

Ouvindo, a meia-encosta, acompanhando, admirativa, ela dá-nos provisórios retratos que acabam por vir insinuar-se bem perto, bem perto de nós – e nos exaltam e nos confortam, delicadamente nos confortam.
E nos exortam ao melhor que em nós houver.

(do Prefácio de Jorge Silva Melo)

Colectânea de 17 entrevistas publicadas na Revista Pública (Jornal Público) ao longo dos últimos anos. Os nomes escolhidos são de figuras de relevo, portuguesas na sua maioria, ligadas às artes, à política, às ciências e a outras áreas de intervenção social : Maria Filomena Molder, Michael Athans, Lisa Santos Silva, Gilberto Gil, José Medeiros Ferreira, José António Pinto Ribeiro, Helder Macedo, Fernando Gil, Jorge Sampaio, Hellmut Wohl, Mamadou Ba, Leonor Beleza, João Cutileiro, Lígia Monteiro, Tonino Guerra, Ana Lopes, Bernardo Sassetti.

1 comment:

NaT said...

Pues fíjate que la primera vez que me escribiste no pensabas lo mismo de mi blog ¿Que te ha hecho cambiar de opinión?
Más que nada por saberlo, que no por mejorarlo, a mi me gusta tal cual es y está.
Siento no saber portugués para por lo menos leerte y poder opinar.

Saludos!!!