Friday, November 10, 2006

quem tem medo de Nancy Pelosi?

A líder democrata na Câmara de Representantes, Nancy Pelosi após a vitória do seu partido nas eleições legislativas tornou-se a mulher mais poderosa dos Estados Unidos. Pelosi é a primeira mulher na história do país a chefiar a Câmara. E, como líder, ou "speaker", da casa, segundo a Constituição, será a segunda na linha de sucessão presidencial, atrás apenas do vice-presidente Dick Cheney.
A futura presidente da Câmara defensora do aborto, opositora da guerra e inimiga ferrenha da direita republicana conquistou a posição pela força. É uma feroz política, temida e admirada em partes iguais. Impõe uma disciplina férrea no partido com o mais carinhoso dos sorrisos. É uma mulher de profundas convicções e moral inquebrantável, dizem.
É mais que provável que Pelosi tenha seu destino escrito nos genes. A sua família tem uma longa tradição política. O pai teve altas responsabilidades políticas em Baltimore (Maryland) e a mãe foi uma activa feminista.
Profundamente identificada com os postulados democratas só deu o salto para a política aos 47 anos, quando o mais jovem de seus cinco filhos terminou o ensino secundário.
Em 1987, foi eleita congressista por San Francisco (Califórnia) e nunca mais perdeu a cadeira na Câmara. A presença de Pelosi à frente dos democratas foi interpretada como uma guinada à esquerda do partido.
No seu novo cargo, a batalhadora congressista impôs o lema de "cerrar fileiras" num partido visto pelo mundo como muito dividido em assuntos-chave como a Guerra do Iraque e a imigração.
Aguardemos…

P.S. – Não deixa, no entanto, de ser lamentável que em 2006 a vitória de uma mulher ainda seja noticia…

1 comment:

Maria P. said...

Excelente "P.S."!

Bom fim de semana.